terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O Líder e a História

Demétrio Magnoli, sociólogo, articulista do Estadão, em 19/2/2009, escreveu um artigo supimpa, que comenta o fenômeno Hugo Chavez, mas reportando a situações mais gerais da História, ou será história...????
Abaixo citação de uma frase muita bonita do artigo:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090219/not_imp326616,0.php
"Para os revolucionários, História se escreve com maiúscula. Os democratas escrevem história com minúscula. A democracia sustenta-se sobre uma convicção negativa: a ideia de que a história não tem "leis" nem destino. A metáfora do "trem da História" expressa a crença dos revolucionários na existência de uma ordenação da aventura humana cuja fonte é natural, econômica ou divina. Esta crença lhes confere uma chave mágica dos portais do futuro e o lugar político especial de partido que fala em nome do progresso."
Demétrio e eu temos uma ´história´singular, quando em 1980 ele era líder estudantil na USP - Universidade de São Paulo, quando ocorreu a primeira invasão da Reitoria da Universidade. Na ocasião eu não passava de uma poeira da massa seguidora daquele líder e de outros. Um pouco depois, eu me tornei um dos militantes da corrente política em que ele participava, conhecida como Liberdade e Luta no meio estudantil, mas essa é uma outra postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário